Grupo Ana Rosa

Você sabe qual é a diferença entre os testes para detectar a covid-19?

Atualizado: 11 de ago de 2021

Com a chegada da covid-19, foram desenvolvidos diversos métodos para diagnosticar a doença, conheça os principais exames disponíveis e saiba as diferenças entre eles. pensando nisso o Grupo Ana Rosa desenvolveu este artigo para informar cada teste de covid que existe e o que fazem. Boa leitura!

RT-PCR

O teste de RT-PCR é considerado padrão-ouro para o diagnóstico da covid-19, a técnica utilizada detecta a presença do material genético do vírus (RNA). A análise é feita por meio de amostras coletadas com swab (cotonete) da nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). O teste é ideal para pacientes sintomáticos que estão na fase aguda da doença.

Quando realizar?

Para realizar o exame, é necessário estar entre o 3º e o 10º dia de sintomas, preferencialmente quando a carga viral é maior. Após esse período, a quantidade de RNA tende a diminuir e o vírus pode não ser mais detectado.

Sensibilidade

O RT-PCR é considerado padrão-ouro para diagnóstico da covid-19, sua sensibilidade é de 100%. É o único aceito por companhias aéreas.

RT-PCR na Saliva

O teste de RT-PCR na saliva detecta a covid-19 de forma simples e indolor. Diferente do PCR por swab (cotonete), esse exame é menos invasivo e utiliza apenas a saliva como amostra para análise. O teste é ideal para crianças, idosos e pessoas com restrição ao exame com swab.

Quando realizar?

É necessário realizar o exame entre o 3º e o 10º de sintomas, preferencialmente quando a carga viral é maior.

Sensibilidade

Sua sensibilidade é de 94% em comparação ao RT-PCR de nasofaringe. É necessário colher a saliva pela manhã para melhor eficácia no resultado do exame.

Teste rápido de antígeno

O teste rápido de antígeno identifica uma parte da estrutura do vírus e pode ser utilizado para diagnosticar a covid-19 na fase aguda da doença. A análise é feita por meio de amostras coletadas com swab (cotonete) da nasofaringe (nariz).

Quando realizar?

O teste deve ser realizado em pacientes que estão na fase aguda da doença, até o 5º dia de sintomas (preferencialmente entre o 3º e o 4º).

Sensibilidade

Apesar de sua sensibilidade ser ligeiramente inferior ao RT-PCR (96%), esse exame tem como benefício o tempo de espera do resultado, que sai em até 3 horas.

Falso-positivo e falso-negativo

É importante que todos os testes sejam realizados no período indicado para evitar resultados falso negativos e positivos.

    649
    0