top of page

Será que é Doença de Alzheimer ?

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva das funções cognitivas (memória, aprendizado, função executiva, linguagem etc.). É a demência mais comum existente, dentre mais de 100 já descritas.


A causa da doença, é o depósito de proteínas (TAU, por exemplo) que antes eram utilizadas e eliminadas. O grande problema é que essas proteínas são tóxicas e, dessa forma, o seu depósito faz os neurônios pararem de funcionar da forma correta.

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA SABER QUAIS SÃO OS EXAMES REALIZADOS NO GRUPO ANA ROSA

 

A manifestação clínica inicial vai depender de onde essas substâncias se depositaram. Se isso acontece no hipocampo, por exemplo, é a memória do paciente que é afetada (mas, preste atenção: nem todo problema de memória é Alzheimer). Com o avanço da doença, o paciente vai perdendo a capacidade de realizar atividades diárias básicas (tomar banho, vestir-se, realizar a sua higiene pessoal, se locomover, se alimentar, ter responsabilidade com os medicamentos, ter habilidade para administrar as finanças, preparar a alimentação e realização de trabalhos domésticos, dentre outras). Além disso, o paciente apresenta desorientação temporal (não sabe qual é o dia e mês)


O Mal de Alzheimer não tem cura e, em geral, os tratamentos são para aumentar a sobrevida do paciente (retardar ou amenizar novos sintomas)


Caso você conheça alguém que apresenta algum desses sinais e sintomas, procure um especialista para correto diagnóstico e tratamento.


Os profissionais do Grupo Ana Rosa estão à disposição.


AGENDE UMA CONSULTA COM UM NEUROLOGISTA CLICANDO NO LINK ABAIXO

Você também pode se interessar por:



16 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page